Para que serve a escola?

março 7, 2009 at 2:08 am (Educação)

Para encher o nosso saco e para nos fazer perder o melhor tempo de nossas jovens vidas com besteiras que não vão servir pra nada no futuro? Muitos pensam assim mas será que é isso mesmo?

Realmente aprendemos coisas na escola que dificilmente serão usadas, como por exemplo, para que temos que saber que aquela oração foi uma oração subordinada adverbial, isso só serve pra passar no vestibular, por que onde eu vou usar isso?

Mas por outro lado a escola também tem muitos pontos positivos. Ela prepara cidadãos, não só para o mercado de trabalho mas também para a vida. Muitos alunos aprendem a ter a educação que não tiveram em casa na escola sem contar que a escola tira muitas crianças da rua, infelizmente não são todas, ainda há crianças trabalhando ou pedindo esmola enquanto podiam estar estudando, mas ainda temos esperanças que isso mude.

Outro ponto positivo é que na escola não aprendemos só com os professores mas também com os nossos colegas de sala, com eles conhecemos novas culturas, compartilhamos conhecimento, perdemos preconceitos, aprendemos a trabalhar em equipe, alem de muitas outras coisas.

É para tudo isso que serve uma escola, mas para que ela cumpra todas essas funções é preciso deixar de tratar os alunos como vestibulandos que precisam de qualquer jeito entrar numa boa faculdade e começar a formar cidadãos para o mundo la fora.

Veja agora um video com a música “Estudo Errado” de Gabriel, o Pensador onde ele trata esse assunto de uma forma muito bem humorada.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: